Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa política e privacidade. aceitar

Dia das crianças

Cuidado ao comprar Brinquedos para seu filho!

Não há nada mais frustrante do que presentear uma criança com um brinquedo que não funciona. Veja as dicas e Cuidado ao comprar brinquedos.

selo inmetro brinquedosNo Brasil todos os brinquedos, inclusive os importados, devem conter o selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), órgão responsável pela certificação dos produtos que avalia itens como a presença de elementos químicos, partes pequenas ou cortantes, entre outros requisitos.

O selo do INMETRO:

deve estar visível na embalagem do produto. Nesse ponto, lembra-se da importância de não comprar no mercado paralelo, pois os riscos aumentam significativamente. Por exemplo, já foram encontrados plásticos reciclados de lixo hospitalar em brinquedos de procedência duvidosa.

Selo idade:

selo idadeOutra condição a ser avaliada na hora da compra é a idade recomendada, para evitar riscos à saúde e integridade da criança. O selo deverá estar visível podendo ser gravado, etiquetado ou impresso na embalagem do produto.

A criança tem pele sensível e propensa a ferimentos em rebarbas e cantos vivos, assim como em certas idades tem a tendência de levar coisas para a boca, o que traz riscos de engolir peças pequenas e obstrução do aparelho respiratório. Por isso, é importante adquirir brinquedos adequados para cada idade.

No Estado de São Paulo, a lei nº 8.124/92 obriga as lojas a manterem amostras dos produtos sem lacre, abertos para que os mesmos possam ser testados. Caso não haja nenhuma mercadoria aberta, você pode solicitar a desempacotamento. Não esqueça de sempre perguntar se o brinquedo escolhido necessita de pilhas ou baterias.

Não há nada mais frustrante para uma criança do que ganhar um brinquedo de presente que não funciona. Testar o funcionamento do brinquedo em loja antes da compra é uma forma de evitar este tipo de frustração.

Garantia:

Quanto à garantia, deve ser de no mínimo 90 dias (garantia legal), mas pode ser maior, de acordo com o estipulado em termo de garantia (1 ano, por exemplo). Exija antes da compra informações sobre a garantia e rede de assistência técnica, em caso de brinquedos tecnológicos.

Muitos consumidores só descobrem que não há assistência técnica em sua cidade muito tempo depois da compra, isto pode trazer transtornos em caso de necessidade de reparação, como a demora par e custos com frete para enviar para o reparo. 

Todo problema reclamado dentro da garantia deve ser resolvido gratuitamente, dentro do prazo máximo de 30 dias, sob pena de transferir ao consumidor o direito de exigir uma entre 3 opções: desconto no preço, troca por outro produto ou o cancelamento da compra com a devolução de valores pagos, corrigidos monetariamente e sem prejuízo de perdas e danos.

Cuidado ao comprar brinquedos!

Deixe um comentário